Serviços
Metodologia
O Ateliê de Pesquisa Organizacional diferencia-se por combinar métodos quantitativos e qualitativos no levantamento de dados.
A pesquisa quantitativa, mais conhecida e divulgada, garante o dimensionamento estatístico das informações de todo o universo estudado e de alguns segmentos amostrais.
A pesquisa qualitativa, por sua vez, capta muito bem, com detalhamento e profundidade o imaginário coletivo e as tendências de atitudes e opiniões de funcionários. Utiliza métodos que extraem seus dados em contato pessoal e direto com a fonte. Usa técnicas facilitadoras da expressão, como por exemplo, exercícios de associação e técnicas projetivas.
Quantitativa
Quando utilizada, esta metodologia busca suas informações através de:
- Entrevistas pessoais e presenciais: os entrevistados respondem a um entrevistador que preenche um questionário elaborado e desenvolvido para todos os participantes da pesquisa
- Entrevistas Telefônicas: individuais, os entrevistados respondem a um entrevistador que preenche à distância um questionário elaborado e desenvolvido para todos os participantes da pesquisa
- Entrevistas pela web: o questionário é enviado a cada participante da pesquisa, é auto-preenchido e devolvido para o Ateliê de Pesquisa
Qualitativa
Quando utilizada, esta metodologia busca suas informações através de:
- Discussões em Grupo: reunião com 7 a 9 participantes que discutem o tema previamente elaborado em formato de roteiro, durante aproximadamente 2 horas.
- Entrevistas pessoais exploratórias: individuais, seguem também um roteiro desenhado anteriormente junto com o cliente. Estas entrevistas costumam ser presenciais.
- Entrevistas Telefônicas: individuais, ocorrem como as entrevistas presenciais, com a diferença de ser através do telefone.
- Entrevistas pela web: funciona como um chat, e pode ser feito em grupo ou individualmente. Depende do objetivo do estudo e do perfil dos participantes.
Metodologia 360º
Utilizada principalmente nos casos de avaliação/percepção de comportamento de liderança a metodologia 360º permite cruzar a opinião de várias pessoas sobre um líder.
Entrega dos Resultados
Na pesquisa quantitativa, sempre haverá a entrega do processamento dos dados de forma eletrônica:
- Quando os dados são cruzados com poucas variáveis, além do processamento total em forma de tabelas, poderá ser entregue uma análise dos dados em formato PPT. Também poderá haver uma apresentação presencial aos clientes.
- Quando são muitos os dados e muitas variáveis cruzadas e analisadas, o material será entregue em um software que poderá ser manuseado pelo cliente conforme sua necessidade
Na pesquisa qualitativa, os resultados serão apresentados de forma presencial, em formato de slides (possibilidade de conhecer os resultados e ao mesmo tempo discutir e encaminhar ações)
Depois da Entrega – Onde Podemos Ajudar
Ao final de nossos relatórios de resultados sempre indicamos ações que são prioritárias e que podem compor o plano de ação da gestão para “atacar” as oportunidades indicadas no estudo.
Podemos apoiar nossos clientes em algumas destas ações com serviços de consultoria de desenvolvimento de pessoas e organizações.