Objetivos: necessidade de testar um novo programa de reconhecimento informal elaborado pela área de RH. Realizado um estudo qualitativo (grupos de discussão) com gestores e não gestores apresentando as características do novo programa e seu sistema tecnológico de suporte.
Resultados principais: apesar da evidente percepção da necessidade e importância de um programa de reconhecimento informal como forma de melhorar as relações internas, não houve manifestação de disponibilidade suficiente dos gestores para aderir ao programa. Sem esta adesão, o programa tinha uma forte tendência ao fracasso e descrédito.
Objetivos: conhecer a percepção dos empregados no Brasil sobre o processo de fusão das duas empresas – uma nacional e outra multinacional.
Análise do conhecimento e da avaliação dos empregados em relação à empresa resultante e sua identidade.
Resultados principais: duas empresas com culturas muito diferentes e pessoas com dificuldades em perceber os aspectos favoráveis uma da outra.
Levantamento e indicação de elementos críticos (favoráveis e desfavoráveis) para a continuidade da comunicação e gestão do processo de fusão e para políticas de RH.
Objetivo: conhecer a percepção dos moradores do entorno de 3 fábricas de uma empresa, em 3 cidades diferentes: impactos positivos e negativos, percepção e avaliação de ações específicas de responsabilidade social.
Resultados principais: análise de diferenças comparativas entre as percepções das 3 cidades, com indicações de diferenciais e potenciais de ações de engajamento de stakeholders e de responsabilidade social.